quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Vulnerabilidades...

“Por mais que me custe admiti-lo, a verdade é que na presença de um médico, qualquer que ele seja, me sinto de algum modo intimidada. É inevitável. De todas as vezes, toma-me uma estranha sensação que nem sei explicar bem. Talvez seja a inquietação diante de um veredicto que se espera sempre feliz, o nervoso miudinho que traz o desconforto do que não é certo nem visível, a intuição de que sabem mais do que querem dizer(nos) temendo que não o possamos entender, ou a esperança no bom resultado do que advém dos seus diagnósticos, das suas decisões, do trabalho preciso das suas mãos.
Veja-se o caso do dentista: como podemos não nos sentir diminuídos e especialmente frágeis quando estamos em posição inferior, no sentido literal, com um "guardanapo" ao peito e o médico inclinado sobre a  nossa boca escancarada e cheia de tubos e os mais diversos instrumentos, que nos impedem de dizer o que quer seja? Não me parece que alguém possa sentir-se confortável nesta situação, sempre constrangedora, quase humilhante. Enfim, podia dar outros exemplos, mas não me parece necessário. 
Precisamos dos médicos, hélas, dependemos deles até para grande parte do que é o nosso bem-estar e a nossa saúde (o mais precioso de todos os bens), mas eu não consigo livrar-me desta coisa assim meio infantil de estar sempre a querer fugir deles”.

             Isabel Mouzinho em isabelmouzinho.blogspot.pt

Hoje é a minha amiga Isabel a dona deste espaço. Tudo o que ela escreve aqui em cima, eu assino por baixo. E só por alguma contenção, é que não falo no constrangimento que sentirmos, nós mulheres, perante uma consulta ginecológica...

HSC

9 comentários:

Isabel Mouzinho disse...

Que honra, querida Helena...
Mas ambas sabemos como coincidimos em muita coisa. E noutras não, claro, senão seria tudo muito enjoativo.
Beijinho 😉😘


Sandra disse...

Sinto o mesmo !
Beijinhos

João Menéres disse...

Mas saiba que para um homem a consulta de urologia não é coisa de muito agradável, HSC.

Melhores cumprimentos.

Dalma disse...

Mas que apareça o primeiro/primeira a quem isso não aconteça!

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro João Menéres
Quando escrevi isto lembrei-me da proctologia e dos incómodos do exame da próstata. Só que os homens começam mais tarde e as mulheres começam mal o são!

Maria Eugénia disse...

Sinto o mesmo! É aquele medo de que alguma coisa de mal venha da sua voz, do seu diagnóstico... Curiosamente as consultas de estomatologia não me afectam muito. Mas, verdade seja dita, não fico muito tempo sem lá ir. De meio em meio ano lá estou eu, não vá a coisa complicar-se...🙄
Bj da Maria do Porto

Unknown disse...


Também sofro desse constrangimento.

Vou porque preciso de ir, mas não

com grande à-vontade.

Bom domingo.
Cumprimentos cordiais
Irene Alves

Anónimo disse...

E os Srs Drs o que será que sentem ou que lhes passa pela cabeça?

Maria Isabel disse...

Pior que uma ida ao médico, é uma ida ao hospital. Tenho pavor dos hospitais. Vou sempre sozinha a um hospital, só quero que me deixem e dp me vão buscar. Tenho vergonha da figura que faço, diante de qualquer profissional que me apareça nem que seja para ver a temperatura. Acabo de ser operada a um joelho, correu tudo bem, estou a recuperar, mas assumo que é o único lugar onde se os meus filhos me vissem, ficariam envergonhados. Para já tenho conseguido poupa- los.
Portanto também pertenço a este clube dos medrosos.
Abraços DOutora Helena
Maria Isabel